Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

1 de agosto de 2012

Hoje o blogue é da Isabel Zibaia Rafael



Olá, o meu nome é Isabel Zibaia Rafael e sou autora do blogue de comida e viagens, Cinco Quartos de laranja.


Comer a favor do nosso bem-estar

As questões de comida são sempre questões importantes. A comida é um factor fundamental para o nosso bem estar físico e psicológico. Aquilo que comemos determina muitas vezes o modo como nos sentimos. E o importante, em qualquer ocasião, é que nos sintamos bem.

Eu para me sentir bem tenho que incluir frutas e legumes nas minhas refeições diárias. É raro o dia em que saia de casa sem uma maçã vermelha royal gala, no saco, juntamente com um iogurte líquido e quatros bolachas tipo Maria, para fazer os meus lanches, um a meio da manhã e outro à tarde. É fundamental não passarmos muitas horas sem comer. Se comermos pequenas doses de três em três horas, chegamos às refeições principais sem a chamada fome louca que nos obriga a devorar, quase sem mastigar, o que nos colocam à frente. Outro aspecto fundamental, é termos tempo para comer. Mastigar muito bem e saborear. As nossas obrigações diárias juntamente com a rotina do trabalho deixam-nos pouco tempo, por isso, muitas vezes, acabamos por esquecer as pequenas coisas fundamentais para o nosso bem estar.

Para o meu bem estar diário é fundamental também o consumo de água. Durante o dia tenho sempre uma garrafa comigo. Procuro beber 1,5L por dia, o que nem sempre é fácil. Para conseguir atingir a minha meta, tentei arranjar um pequeno truque. Beber uma garrafa de água de manhã e outra à tarde. À noite, sempre que posso, bebo duas chávenas de chá de ervas, de tília, camomila, etc, nada de chá verde ou outro com características de estimulante, mais ou menos uma hora antes de me deitar.

A sopa é uma excelente forma de comer legumes e de saciar a fome. Nada melhor do que começar uma refeição com uma sopa cheia de legumes de preferência da época. Procuro comer sopa pelo menos uma vez por dia.

Os legumes são peças fundamentais na minha alimentação em qualquer altura do ano, mas principalmente no verão, que nos oferece uma grande variedade. O tempo quente desperta o desejo pelas comidas leves e frescas e as saladas são uma excelente opção. E porque Hoje o blogue é Meu, deixo-vos uma salada bem fresca e apelativa para comemorar os dias quentes da estação.
  
Salada de meloa cantaloupe com queijo mozzarella e presunto



Ingredientes:

1/2 meloa cantaloupe bem fresca

50g de rúcula

3 folhas de alface

20 queijos mini mozzarella frescos

150g de bagas de alcaparras

80g de presunto fatiado fino


Para o molho:

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinagre de framboesa

1 colher de chá de mostarda Dijon

pimenta preta de moinho q.b.

1. Com uma colher para fazer bolas de fruta, fazer bolinhas de meloa.

2. Numa taça colocar a rúcula, a alface cortada grosseiramente com as mãos, os queijinhos mozzarella, as alcaparras, as bolinhas de meloa e as fatias de presunto.

3. Para preparar o molho, colocar os ingredientes numa taça e mexer com uma vara de arames até estarem bem emulsionados.

4. Regar a salada com o molho e servir de imediato.

Uma das coisas que também costumo fazer é não colocar sal nas saladas. Por exemplo, esta salada tem sal mais do que suficiente dado pelo presunto. Reduzir o consumo de sal pouco a pouco não custa nada. A bem do nosso bem-estar é fundamental darmos cada vez mais atenção ao que comemos.

Bom Verão!

6 comentários:

  1. Carmen,
    muito obrigada por este desafio. Gostei muito de participar.
    Um beijinho grande.

    Saltos de Cristal,
    muito obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço Isabel e no fim-de-semana já vou experimentar a salada;)

    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  3. A salada parece-me óptima Isabel ;), tenho que experimentar. Bela sugestão!

    ResponderEliminar
  4. André e Quiosque do Ken,

    muito obrigada. Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar